sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O “Fino” da mídia

O mexicano Carlos Slim, magnata da mídia mundial – dono da nossa Embratel, Net, Virtua & Cia – emprestou 250 milhões de dólares ao jornal The New York Times. É uma tentativa de salvar da falência o ícone da imprensa norte-americana, cujas dificuldades agravaram-se com crise do mercado financeiro.

Slim (= magro, delgado, fino, em inglês) tem faro para negócios. Contratou a assessoria de José Dirceu, quando a efervescência do mensalão ameaçava reduzir a pó-de-traque o prestígio do ex-deputado e líder partidário. Dirceu agora é próspero homem de negócios e prepara seu retorno à cena política.

O mexicano já detinha 6,9% das ações da New York Times Company, a empresa editora de The New York Times e também de The Boston Globe. O prazo do empréstimo é de seis anos, findos os quais a dívida pode ser convertida em mais ações.

Nesta hipótese a participação acionária de Slim engordaria para 17%, mais da metade do necessário para assumir o controle da empresa.

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