quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Obama - Jayme Copstein

Barak Obama assumiu a presidência do mundo ou apenas a dos Estados Unidos? É bom esclarecer este ponto. Certos setores da mídia exageraram tanto na cobertura de sua posse, que tem gente crendo na chegada do novo Messias, inaugurando os tempos de lobo e cordeiro sentados na mesma mesa, no festim dos ungidos.

Tenha-se em mente que Barak Obama foi eleito apenas presidente dos Estados Unidos. Como tal vai cuidar dos interesses do seu país, com áreas de convergência e áreas de divergência com as demais nações. Identificar corretamente essas áreas, aprofundando os laços de interesses comuns e buscando limitar ao máximo as discordâncias, e condição essencial da convivência pacífica.

Fora disso, o que Obama deveria fazer para corresponder a certas expectativas? Empobrecer seu povo para que Lula continue distribuindo o bolsa-família? Dissolver o U.S Army para Hugo Chaves consagrar-se como o Napoleão do trópicos? Ou soterrar as mulheres americanas em burkas para aplacar a paranóia de Mahmoud Ahmadinejad?

O lobo e o cordeiro na mesma mesa, no festim dos ungidos é uma bela utopia. Na prática, porém, o lobo está sempre com o guardanapo no pescoço, fitando amorosamente cordeiro no centro da mesa, esparramado em uma bandeja.

Renovação

Barak Obama na presidência dos Estados Unidos, Zé Sarney na presidência do Senado brasileiro.

Em termos de renovação, é a diferença entre os dois países.

Ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário