sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O tribunal das urnas – Jayme Copstein

Segundo fonte do Palácio do Planalto, "que pediu para permanecer anônima", conform O Sul publicou ontem, Lula 'não deve desautorizar o ministro Tarso Genro [Justiça] candidato ao governo do Rio Grande do Sul". Por esta razão libertará Cesare Battisti, apesar do reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal de que seus crimes não foram políticos e, portanto, ele deve ser extraditado.

O presidente Lula não vai conseguir o intento, se a fonte anônima refletiu com precisão o seu pensamento. No momento em que Tarso Genro se desqualificou como ministro da Justiça, ao conceder por arbítrio pessoal, refúgio político a um criminoso comum, com a clara intenção de sustar procedimentos legais, pediu para si próprio julgamento bem mais amplo, o tribunal da opinião pública, a se manifestar, aqui no Rio Grande do Sul, através do voto dos eleitores, quando se travar a disputa pelo Governo do Estado.

Necessariamente Battisti será tema de debate na campanha eleitoral, dentro do item da segurança pública. O eleitor gaúcho vai dizer nas urnas se o que importa é o crime em si ou quem o cometeu – impunidade garantida de antemão a amigos e correligionários.

A propósito

Curioso o açodamento do defensor de Battisti, o causídico Luís Roberto Barroso, sugerindo a libertação imediata de seu cliente, mesmo antes da publicação do acórdão do STF: "Se houver demora, como está inequivocamente declarada sua competência, penso que o presidente pode exercê-la [mesmo sem a publicação]".

Em resumo, Sua Senhoria quer proclamar o "liberou geral, tudo é Carnaval" com alguns meses de antecedência.

Aldori, o perplexo

Aldori, aquele gaúcho que só fala com Camões, o cavalo caolho que só vê metade das coisas, mais uma vez ficou perplexo. Não sejam maldosos. Aldori não é maluco, apenas crê que político honesto9, só no Rio Grande do Sul. Também não sejam brocoiós, achando que o cavalo fala. Cavalo não fala. Só relincha.

O "causo" é que o Aldori é teimoso. Ontem de manhã lá estava o Aldori querendo saber do Camões o que o ministro Tarso Genro quis dizer, quando afirmou que o presidente Lula só decidirá sobre a extradição de Battisti, "com responsabilidade e seguramente dentro da visão constitucional, humanista e altamente politizada e qualificada com que sempre tomou suas decisões".

- Fala, Camões! – bradou, impositivo.

O Camões, com sua proverbial sabedoria cavalar, só relinchou. O que enfureceu o Aldori:

"Fala, cavalo. Tu só relincha!"

Ditos e achados

Escrevendo em seu "Dicionário do Diabo", o jornalista norte-americano Ambrose Pierce disse: "No famoso dicionário do dr. Johnson, patriotismo é definido como o último refúgio de um canalha. Com todo o respeito devido a um dicionarista bem-informado, mas inferior, permito-me que é o primeiro."