quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Câncer, a boa nova – Jayme Copstein

Enfim, uma boa nova, trazida ontem pelo Times de Londres: pela primeira vez o código genético de dois tumores humanos foram mapeados, o que pode representar uma revolução no tratamento do câncer. A pesquisa foi conduzida pelo professor Mike Stratton, no Wellcome Trust Sanger Institute, Inglaterra. A notícia foi recebida com entusiasmo nos meios científicos.

Especialistas a ela se referiram como o mais significativo avanço da década, feito pelos pesquisadores da área. O câncer é uma doença dos genes, consequente à ação de inúmeros agentes, alguns já identificados, como o álcool, o fumo e a radiação, outros ainda desconhecidos, que danificam o DNA e provocam a multiplicação descontrolada das células. Os dois tumores, cujo código genético foi decifrado, um era de pulmão, o outro, um melanoma, a variedade mais letal de câncer de pele.

O conhecimento das mudanças do DNA apresentadas pelos tecidos do tumor permitirá o desenvolvimento de substâncias que corrijam os danos e revertam a proliferação das células cancerosas. Contudo, é necessário registrar que este avanço recém se incorpora ao conhecimento médico e que ainda se passarão alguns anos até que seus benefícios sejam disponibilizados na prática diária. Segundo a notícia do Times, isso deverá acontecer em 2020.