segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Semântica e racismo - Jayme Copstein

O Brasil tem um problema negro ou são os negros que têm problemas no Brasil? A indagação é mais importante do que parece à primeira vista. O problema dos negros brasileiros é parte de um crime que se comete não só contra quem tem pele escura. Inclui a população pobre, que não é pequena, mantida de propósito em ignorância e miséria, para permitir o festim dos mensalistas aboletados no poder.
Assim sendo, o projeto bem-intencionado do senador Paulo Paim, já aprovado no Senado e à espera de votação na Câmara Federal,soma equívocos. Denominado Estatuto da Igualdade Racial, cai em artimanha montada para aplacar as tensões sociais e fingir mudanças que não mudam nada. Consiste na generosidade falseada de privilégios que vão além dos direitos de todos os cidadãos, como, por exemplo, as quotas em universidades.
É uma ilusão achar que um negro diplomado vá deixar de ser negro e discriminado no Brasil. Que testemunhem aqueles excepcionalmente bem-dotados, que conseguiram por seus próprios méritos, furar as barreiras.
No mesmo diapasão, inserem-se outras fraudes, como a de chamar aleijado de deficiente, velho de idoso, criança abandonada de carente.
Quem sabe começamos a falar em educação genuína. Palavras bonitas e hipocrisia não tiram ninguém da ignorância e da miséria por ela gerada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário