terça-feira, 27 de dezembro de 2005

A verdade dos números - Jayme Copstein

A Folha de São Paulo publicou domingo avaliação do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, o Cebrap, que deita água fria no entusiasmo do governo por suposta diminuição da desigualdade de renda no país.
Os números estão dizendo algo bem diferente. Há empobrecimento da classe média, o que fez cair a diferença, sem que o grupo mais pobre tivesse avançado um níquel que fosse. Pelo contrário, o rendimento médio dos mais pobres caiu em torno de 40% nos últimos 10 anos, com os programas sociais ocupando papel importante como fonte principal de renda das famílias.
Pode-se argumentar que a situação seria pior se esses programas sociais não existissem. O raciocínio, porém, não encara que a falta de instrução faz tais camadas da população considerar o “bolsa família” uma espécie de “emprego público”. É mais “garantido” do que o trabalho na iniciativa privada, onde se gera, de verdade, a riqueza a ser distribuída.
A visão deformada resulta da crassa ignorância em que são mantidas as massas, para torná-las dóceis ao manejo eleitoral. Entra governo, sai governo, sucedem-se as mirabolâncias de um ensino universitário que excede a capacidade de assimilação da maioria dos alunos supostamente alfabetizados. Libertar o povo das amarras faria os salvadores da pátria não terem mais o que salvar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário