quarta-feira, 28 de julho de 2010

A peruca de Dilma – Jayme Copstein

A política é realmente arte de iniciados, fora do alcance das pessoas comuns. Satirizado como "Indio-quem?" logo que seu nome surgiu como candidato a vice-presidente, em poucas semanas o deputado Índio da Costa (DEM-RJ) fez mais estragos na campanha de Dilma Roussef que os marqueteiros de José Serra em todos os meses anteriores. Até agora a candidata de Lula e os petistas não conseguiram descolar o rótulo de intimidade com as Farc que ele lhes grudou.

Dilma e os petistas acusaram o golpe. Dilma, em entrevista a uma emissora do Rio Grande do Norte, tentou retomar a comparação do Governo Lula com FHC, desqualificando Índio e acusando Serra de usá-lo como menino de recados, para infundir medo ao eleitorado, como "ocorreu com Lula em 2002". Não adianta falar da careca de Serra porque ele não diz uma palavra sobre a peruca de Dilma. E Índio da Costa já não pode mais ser devolvido ao anonimato.

De qualquer maneira, o pior não veio de Serra, cavalheríssimo em suas colocações, nem mesmo do exuberante Índio da Costa. O pior veio do aliado Ciro Gomes, enraivecido por ter sido usado, ele sim, como menino de recados de Lula. A recente declaração de que vai votar em Dilma apenas dá o dito pelo não dito, mas não apaga o desabafo anterior, de quando afirmou que ela é menos preparada que Serra para exercer a Presidência. Ciro apenas ganhou lugar de honra no Bloco dos Revogáveis Irrevogáveis, na boa companhia de Aloizio Mercadante, o obediente tarefeiro do Presidente.

Alem de Índio da Costa e Ciro Gomes, Dilma devia responder a Helio Bicudo, vice da chapa de Lula na eleição para o Governo de São Paulo em 1982 e que em 2005 deixou o PT, desiludido com os rumos do Partido. Em entrevista no início deste mês ao jornal O Estado de São Paulo (http://tinyurl.com/3y3dtay), Bicudo ao declarar seu voto em Marina Silva, após afirmar que "Lula quer Dilma Rousseff no poder para continuar mandando no País", acrescentou:

"Acho José Serra um homem competente. Plínio (Arruda Sampaio, candidato pelo Psol) é meu amigo e um homem de grande valor, que deixa tudo de lado para atender ao interesse público. Mas, Marina Silva expressa o ideário de um país onde todos são iguais, comprometido com os direitos humanos, não só relacionados à pessoa, mas ao meio ambiente."

Por sua vez, os petistas também "encheram a bola" de Índio da Costa e da oposição, ao ameaçar processar uns e outros para obrigá-los a se calar. É beco sem saída. Como poderia prosperar qualquer medida judicial nesse sentido, se não há como negar a intimidade, documentada por fatos, como a hospitalidade ao ex-Padre Medina, o embaixador da Farc no Brasil, ou por registros no Foro de São Paulo? É só acessar http://tinyurl.com/23hdoe9, para ler a relação dos "Partidos Membros". Ou http://tinyurl.com/272e9hv
para ver e ouvir o auditório inteiro do Foro São Paulo, do qual participavam José Eduardo Cardozo, Valter Pomar e Marco Aurélio Garcia, aplaudindo a solidariedade e as condolências de Daniel Ortega às Farc, pela morte de seu fundador e principal líder, Pedro Antonio Marin, o comandante Manuel Marulanda Vélez da guerrilha colombiana.

Ademais, a esta altura dos acontecimentos, negar ou escamotear tal intimidade, não só com as Farc, mas com outras facções similares – Cesare Battisti está aí, lépido e faceiro – não parece um sólido exercício de lealdade, ao menos com o eleitorado.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário