Os olhares da ciência mundial voltam-se hoje para o julgamento do pedido de aposentadoria do deputado José Jatene, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.
Há grande expectativa de inovações na área de diagnóstico médico. O deputado alega problemas cardíacos. Por notável coincidência, o mesmo pretexto foi levantando também pelo compadre do presidente Lula, Roberto Teixeira, para não atender ao convite da CPI dos Bingos.
É bom que a Comissão de Constituição e Justiça examine com urgência e cuidado esses corações entupidos de mensalões. Já se inovou na área da economia, quando gatunagem virou “dinheiro não contabilizado”, segundo o grande financista Delúbio Soares; no direito e na moral, mentira passou a ser “impropriedade terminológica”, de acordo com o ilustre advogado criminalista, Márcio Thomaz Bastos.
Falta realmente inovar na área da saúde. Apesar de o médico Antônio Palocci não ter se manifestado a respeito, a nova doença do coração bem poderia ser batizada de “infurto do miocárdio”.
É um nome muito adequado, apesar de a doença ser tão antiga.