sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Os ingredientes do atraso - Jayme Copstein

Estarrecedora não é a descoberta, após a mortandade dos peixes no Rio dos Sinos, de dois mil canos clandestinos, para despejos de dejetos das indústrias instaladas às suas margens.
Estarrecedora é a demora em se identificar publicamente os responsáveis pela poluição do rio, que já deviam estar todos indiciados e respondendo por crime cometido contra o patrimônio público.
Mais estarrecedor, ainda, é que haja um órgão federal e duas secretarias, uma municipal, a de Novo Hamburgo, a outra estadual, para zelar pelo meio ambiente, com titulares, subtitulares, técnicos, assessores, agregados, apaniguados e fiscais. Todos deviam, também, ser indiciados e responder por prevaricação ou peculato porque todos consumem uma fortuna em salários, pagos com o dinheiro do nosso bolso, sem ao menos fingir que cumprem o seu dever. Isso se mais não puder ser acrescentado em uma investigação de verdade
Apesar de todos os estarrecimentos, ainda não se viu a metade da missa. Começam agora os discursos indignados, as promessas de providências severas, enfim, a demagogia barata e nojenta que faz deste país um dos mais atrasados do mundo e a pátria universal da impunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário