sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Assédio ou assalto? – Jayme Copstein

Não demora, tal como aconteceu com Daniel Dantas recentemente, o céu vai desabar sobre a cabeça de Roger Agnelli, presidente da Vale. É como acontecia nas velhas fitas em série: uma sucessão repetitiva de episódios, em que mudavam apenas o nome do filme e a cara dos personagens.

O repeteco é a campanha do Governo para se adonar da empresa que, quando "patrioticamente" estatizada, empregava apenas a sexta parte da mão-de-obra, rendia só 1/29 do lucro atual e tinha como valor de mercado pingues 8 bilhões de dólares, meros 6,4% dos 125 bilhões de hoje.

Quem quase colocou o pontos nos "is" foi a Folha de São Paulo em sua edição de anteontem, intitulando o editorial em que trata do assunto de "Assédio na Vale. O "quase" corre por conta do título. Certo seria dizer " Asssalto na Vale", pois não passa de mais um capítulo do banditismo que conta, em episódios anteriores, com os casos da Varig e da Brasil Telecom.

Juca de Oliveira

Falando em políticos, presente régio para vocês: Juca de Oliveira hoje, às 9 da noite, no Teatro do Bourbon Country, com "Happy Hour" texto de sua autoria, direção de Jô Soares. Juca de Oliveira é uma das grandes cabeças do teatro brasileiro. Ator e autor – talento maior em ambos – ele disseca a realidade brasileira com um humor que além das risadas deixa indagações no espírito do espectador: será este o país que nós queremos?

A propósito: além de ter uma coletânea de sua produção teatral selecionada por Sabato Magaldi para a antologia Melhor Teatro, da Global Editora, Juca foi contratado recentemente pela Band-News para dar seguimento ao espaço cultural anteriormente produzido e apresentado por Paulo Autran. Ele estréia depois de amanhã, segunda-feira, com "Devaneio", audições diárias, às 9h10 e 17h17, lendo e interpretando textos das literatura mundial.

Sucessão no Sinduscon-RS

Carlos Alberto Aita cumprindo roteiro de despedidas da presidência do Sindicato da Construção Civil do Estado (Sinduscon-RS), reuniu-se anteontem com jornalistas e apresentou Paulo Vanzetto Garcia, a quem transmite o cargo na segunda-feira, depois de amanhã, em jantar na Leopoldina-Juvenil. Ambos estiveram conversando sobre o Brasil da atualidade em que a construção civil, junto com o agronegócio, é um dos pilares do bom momento da economia. Aita cumpriu gestão profícua para a entidade, modernizando suas relações com a comunidade. Garcia a ela dará continuidade, exibindo visão criativa na abordagem de desafios que não serão poucos, com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 impondo grandes investimentos no setor.

Por falar nisso em...

Copa do Mundo de 2014, Jogos Olímpicos de 2016, como a Cida anda esburacada. Será que alguém pensa que pulo ao abismo é esporte olímpico? Ou está confundindo buraco de golfe com cratera de asfalto?