segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Parábolas – Jayme Copstein

Fica-se sabendo da notícia e não há como não passar o resto do dia sem elucubrar sobre tão notável decisão: Zé Sarney vai desativar seu memorial. É uma grande perda para a humanidade e também para a vasta lista dos "nunca na história" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Memorial erigido em vida e pelo próprio homenageado, com toda a certeza era o único no mundo. Todos os demais foram homenagens de discípulos e admiradores.

A única conclusão possível é a de que o grande taumaturgo do Maranhão entrou em penitência. Ele, cujo maior milagre foi a multiplicação dos pães e das bolachinhas de genro Jorge Murad, sem contar o "crescei-vos e multiplicai-vos" da devota Família Sarney pelas suculentas tetas do Erário Público, expôs sua vida e obra no altar da História. E então, na hermética parábola eleitoral de Lula da Silva, a da aliança de Jesus e Judas, surgiram as mesmas palavras misteriosas que assombraram o festim de Baltasar na velha Babilônia: "Mane, tecel, fares – contado, pesado e dividido".

Convocados, os profetas concordaram na essência, mas divergissem na forma: "Contado, pesado e dividido irmãmente, deu pra tua bolinha," decifraram uns. Com certa leviandade, "Desta vaca não sai mais leite!", interpretaram outros. Mais objetivos, porém, acrescentaram: "Está na hora de cantar em outra freguesia."

Ciro? Serra? Ou viola no saco?

A propósito...

"Não te eleves como um touro no pensamento do teu coração: por não suceder que fique a tua força enervada pela tua estultícia e que ela consuma as tuas folhas, e perca os teus frutos, e que tu venhas a ficar como uma árvore seca no deserto." Está no Eclesiástic (6,2).

Coletiva.Net, o ponto de encontro dos jornalistas, radialisdtas e publicitários do Rio Grande do Sul, encerra as comemorações do seu 10º aniversário com festa, dia 4 de novembro, 8 da noite no Teatro do Bourbon Country, onde também será lançada a revista "Coletiva especial 10 anos". O portal foi criado por José Antônio Vieira da Cunha, José Luiz Fuscaldo e Luiz Fernando Moraes bem no exato momento em que os celulares e a Internet definiram a nova fronteira das comunicações. O diagnóstico perfeito do que estava ocorrendo revela-se na permanente renovação de forma e conteúdo, e aí está o segredo do sucesso de Coletiva.Net: a percepção de que sucesso deixa de sucesso se não se renova todos os dias.

Congresso dos Municípios

"Municipalização dos Serviços Públicos, suas causas, conseqüências e desafios" é o tema do
II Congresso Brasileiro do Municipalismo, programado de 4 a 6 de novembro, promovido em conjunto pelo Tribunal de Contas do Estado, Assembléia Legislativa, Prefeitura de Porto Alegre e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e Associação Brasileira de Municípios com seus respectivos filiados. Esperados mais de 600 participantes, além de nomes de projeção do Direito e da `Política, especialmente convidados.