segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Risos do Manoel - Jayme Copstein

Uma senhora iraniana, Anushed Ansari, empresária do setor de comunicações nos Estados Unidos, acaba de se tornar a primeira turista espacial. Tirou da bolsa 20 milhões de dólares para pagar a passagem e embarcou ontem na Soyuz TMA-9, rumo à estação orbital.
Ela não precisou dourar a pílula, com experienciazinhas escolares de terceira categoria, aquelas de plantar feijão em pedaço de algodão molhado. Também não posou de heroína, não se comparou aos irmãos Wright nem vai receber a mais alta condecoração do governo americano pela simples razão de que não está praticando nenhuma façanha. Só vai a passeio, não intervém no vôo.
Quem quiser ser turista espacial, basta ter dinheiro para a passagem. Se não tiver, aí sim, é necessário nascer e viver em um país de políticos demagogos e ridículos, que não hesitam em torrar 20 milhões de dólares dos impostos para obter dividendos eleitorais com a fabricação de um herói carnavalesco. O turista terá direito a comparar-se a Santos Dumont e a ostentar no peito a Ordem do Cruzeiro do Sul.
Mais ainda: pode-se aposentar com vencimentos integrais da função pública e sair por aí, faturando conferências em que fala de seu pioneirismo e heroísmo na odisséia espacial.
Encontrando na rua o Manoel, o grande filósofo português, ele me disse que tinha uma anedota de brasileiro para me contar. Por mais tentativas que fizesse, porém, não conseguiu contar até o fim. Começava: “Era uma bez um aschtronauta brasilairo...”. E caía na gargalhada.
Como será que termina essa anedota?

2 comentários:

  1. Anônimo5:33 AM

    oh país gracioso! hehe
    saudades do brasil na madrugada!
    abraço, Jayme!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Ferreto.
    Abraços do
    Jayme

    ResponderExcluir