quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

A cultura dos protestos - Jayme Copstein

O jornalista Ney Gastal, nítida vocação para irritantes instigâncias, remete mensagem convidando a quem interessar possa ao difícil exercício de pensar. É o contraponto a uma convocação para o clássico “abaixo-assinado”, devidamente sacramentado com bordão extraído do Hino Rio Grandense, protestando contra a sugerida fusão da Cultura ao Turismo, em uma única secretaria estadual no Rio Grande do Sul.
O “abaixo-assinado” foi redigido por quem, como assinala o Ney Gastal, é incapaz de juntar duas idéias, menos ainda colocar pontos e vírgulas em seus devidos lugares. Serve apenas para mostrar como o debate está mal colocado.
Gastal põe a questão no devido lugar, ao escrever textualmente: “Sou muito cético sobre ser a existência de uma Secretaria específica – ou não – que fará a diferença no panorama cultural. Ainda lembro dos tempos da SEC e da SMEC, onde Paulo Amorim e (Frederico) Lamacchia faziam chover com verbas limitadas, mas enorme criatividade”.
Conclui: “De modo geral, não consigo me livrar da impressão que a criação das secretarias específicas (na época aspiração de todos nós) resultou apenas em baitas cabidões de emprego e agremiações de amigos da patota no poder. E no evidente sumiço da inventividade”.
Digamos que, apesar das suas exigências, Ney Gastal não é muito inventivo, afora a coragem de dizer. Sua opinião é a mesma de uma multidão calada que gostaria de ver as instituições públicas, sejam quais forem, pouco importa se juntas ou separadas, de volta ao papel para que foram criadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário