quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Faraco em dose tripla - Jayme Copsteiun

Sérgio Faraco autografa hoje na Feira do Livro, às 6 e meia da tarde, “Histórias dentro da história”. É uma coletânea de crônicas, somada a dois outros livros do autor, que por suas pequenas tiragens anteriores, são pouco conhecidos: “Urartu, uma civilização na sombra” e “Tiradentes, o calvário e a glória”..
Faraco é um dos melhores escritores gaúchos e situa-se entre os mais importantes contistas brasileiros. Seu defeito maior, nesta era de adoradores da notoriedade, é não comprar do camelô da esquina conteúdos politicamente corretos. Usa a própria cabeça para formular seu pensamento.
Desde a juventude, com preocupação de anatomista, buscou dissecar a verdade escondida em fantasias a serviço de versões convenientes. Foi assim que em plena ditadura militar, devolveu a Tiradentes a estatura que lhe cabia na Inconfidência Mineira, mas não o fez substituindo um mito por outro. Leu de cabo a rabo, palavra por palavra, os 10 volumes dos Autos de Devassa, para resgatar a história escamoteada.
De sobra, “Urartu, uma civilização na sombra”, uma de suas primeiras produções, distribuída com parcimônia pela Editora da UFRGS nos anos 70.
São três livros importantes em um só volume. Não é sempre que isso acontece. Mas é a festa de hoje, a sessão de autógrafos de Sérgio Faraco, às 6 e meia da tarde, na Feira do Livro.

Um comentário:

  1. Caro Jayme,

    Gostei do que escreveste sobre o Sergio Faraco, esse talentoso escritor Gaúcho, que,por certo, é um dos mais importantes contistas do país, como dizes em "Faraco em dose tripla.
    Também fiquei contente em encontrar-te por aqui, com teu Blog. É meu propósito continuar lendo os teus textos nesse espaço. .
    Um abraço.
    Pedro Luso

    ResponderExcluir