segunda-feira, 26 de junho de 2006

A impunidade por profissão - Jayme Copstein

Zero Hora de domingo teve extensa matéria sobre furos legais que garantem a impunidade na área do crime e fazem do Brasil o paraíso dos delinqüentes.
Nada de novo ou de original no tema. A libertinagem jurídica entronizou-se no país para livrar a cara de Sérgio Fleury, beleguim da ditadura, inspirada em sofismas paridos nos bares de Paris ou seus congêneres de outras capitais européias.
A inovação, se é que deturpação possa ser chamada assim, correu por conta do analfabetismo dos legisladores, incapazes de redigir leis com clareza e correção, e da malandragem dos rábulas de porta de cadeia, na substituição dos “s” por cifrões. Não havendo dinheiro para financiar o processo, os palavrões da libertinagem tornam-se ininteligíveis e o destino irremediável dos pobres diabos é a cadeia mesmo.
O curioso é o nome atribuído a certos profissionais entre nós. Chamar de especialista em leis quem busca no rabicho de uma vírgula o “furo” para assegurar impunidade a um criminoso, do ponto de vista ético é contra-senso. Especialista é quem se dedica ao aperfeiçoamento de algo, buscando o progresso e o bem-estar aos seus concidadãos. Chamar de especialista a quem empunha a lâmina de uma faca para matar é equipará-lo ao médico que empunha a lâmina de um bisturi para curar.
O mesmo raciocínio aplica-se a quem, em vez de propor o aperfeiçoamento das leis, aproveita suas falhas para encher o bolso sem inquirir a origem do dinheiro. Afora ser imoral, a equiparação é absolutamente injusta.
Eu sou Jayme Copstein. Pensem a respeito e tenham muito bom-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário