terça-feira, 6 de junho de 2006

A vez da OAB - Jayme Copstein

A jornalista Rosane Oliveira, na página 10 da Zero Hora de hoje, tem uma indagação muito pertinente: Antônio Carlos Magalhães chamou Lula Inácio Lula da Silva de malandro – isso é elogio ou crítica?
É a pergunta de resposta mais difícil no Brasil dos nossos dias, onde a decência foi rotulada como traste tão inútil que sequer alguém se deu ao trabalho de jogá-la na lata do lixo. Rola pelos esgotos. Do presidente da República ao mais chinelão assaltante de esquina, todos estão “na sua”. Só falta alguém gritar “salve-se quem puder”.
Aparentemente, a primeira tentativa de solver o enigma vem da OAB, através de pedido à procuradoria-geral da República, para aprofundar as investigações e esclarecer o envolvimento pessoal do presidente no mensalão e outras mumunhas ainda não rotuladas. Por mais fundamento que tenha o pedido, não deveria ser a primeira, a segunda ou a terceira – sabe-se lá o número que deveria receber a tentativa.
Melhor a OAB andaria, em todos os sentidos, se já tivesse tido resposta pronta e exemplar, há muito tempo, a advogados envolvidos em episódios repulsivos, que não vêm de hoje e são sistematicamente sepultados no silêncio da corporação. O mais recente e escandaloso, além dos asseclas do Marcola, é o do Caso Richtofen em que todas as malandragens estão sendo praticadas com o objetivo único de assegurar impunidade aos assassinos.
A propósito, outra pergunta de resposta não tão difícil: se não estivesse em jogo a fortuna dos Richtofen, este processo já não teria terminado há muito tempo?

2 comentários:

  1. Jayme

    A OAB vai entregar até sexta-feira um pedido de notícia-crime ao Ministério Público contra o Lula, para o aprofundamento das investigações sobre o suposto envolvimento do presidente no escândalo do mensalão. Caberá ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, decidir se aceita ou não o pedido da OAB e abrir uma denúncia contra o presidente.
    O líder do PSDB na Câmara considerou hoje muito mais grave para o presidente molusco ser alvo de uma notícia-crime do que de um pedido de impeachment. Também acho. Notou que hoje é 06/06/06?

    Um abraço

    Marco Aurélio

    ResponderExcluir
  2. Pena é que a OAB não seja tão diligente também em relação aos seus bacharéis.
    Já viu advogado punido por falta de ética?
    Abração do
    Jayme

    ResponderExcluir