quinta-feira, 29 de junho de 2006

O mugido das vacas magras - Jayme Copstein

Os brasileiros preparem-se para os anos das vacas magras. Já começaram a mugir com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, apresentando de missão, após resistir ao limite de suas forças ao premeditado desmonte do agronegócio
A trama envolve os subterrâneos do governo Lula. Na superfície, age como os insetos sugadores de sangue que lubrificam a tromba com substância anestésica para a vítima não sentir a picada. É o Lulinha paz e amor, é a governabilidade, é lo respeito à convivência democrático. Por baixo, a conspiração para impor modelos que não deram certo em lugar algum do mundo.
O que se viu, nesses últimos três anos e meio, foi Roberto Rodrigues lutando com denodo, porém em vão, para refinanciar os produtores e colocá-los de novo, com preços competitivos, no mercado internacional. Na contrapartida, o dinheiro correu generoso para os assentamentos do MST e os programas de agricultura familiar.
Os números deste último ano de governo de Lula, comparados com os do primeiro ano, quando recebeu o que ele chama de “herança maldita” do governo Fernando Henrique Cardoso, mostram o desastre : enquanto em 2003, safra plantada em 2002, colheram-se 123 milhões de toneladas de grãos, este ano a produção já descerá a meros 110 milhões. Treze 13 bilhões de quilos a menos. As previsões mostram números piores para 2007.
A verdadeira causa da renúncia do ministro Roberto Rodrigues pode ser deduzida da advertência do presidente da Farsul, Carlos Sperotto, entrevistado pelo jornalista Políbio Braga(*) , Sperotto alerta que, em julho, os ministros do Mercosul reúnem-se para traçar uma política para áreas de agricultura e pecuária.
Com a presença da Venezuela, como membro pleno do Mercosul, dignamente Roberto Rodrigues recusou-se a receber ordens de Hugo Chaves. Do alto de seus petrodólares, erigido em novo guru da esquerda latino-americana, Chaves vai conduzir o rebanho ao abismo. É inimigo figadal do agronegócio.
_________________________

(*)O jornal eletrônico do jornalista Políbio Braga é encontrado em www.polibiobraga.com.br. Recomenda-se a sua leitura diária, para aprofundamento das informações veiculadas pela mídia convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário