quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Notícias incompletas - Jayme Copstein


A notícia está incompleta porque não informou se os dois pilotos americanos do Legacy já foram liberados para voltar aos Estados Unidos. O que saiu nos jornais é o reconhecimento, de parte do comandante da Aeronáutica, em depoimento no Senado, que erro do controle de tráfego aéreo foi responsável pela tragédia do Boeing da Gol.
A demora na libertação imediata, que a gente vê no cinema como final feliz, com toda a certeza se deve à proverbial morosidade da Justiça brasileira. Até agora, fora dos dois pilotos americanos, não se ouviu nenhuma preocupação em punir culpados outros, que não fossem eles.
Será que estamos invertendo o dogma de que todos são inocentes, desde que não sejam todos os norte-americanos, que serão sempre suspeitos até prova em contrário?
Não há outra explicação para o silêncio em torno da entrevista de um controlador de vôo, cuja identidade foi preservada por razões óbvias. Denunciou que, há muito tempo, ele e seus colegas queixavam-se em vão das deficiências técnicas e de pessoal do controle de vôo, o que aliás constou da matéria do jornalista do New York Times, Joe Sharkey. passageiro do Legacy, relatando o acidente.
Segundo o controlador de vôo, o próprio ministro da Defesa, Waldir Pires, o que não sabia de nada, e todas as autoridades competentes – muito competentes – foram alertadas sobre os problemas, prometeram providências e nunca mais falaram no assunto.
Estamos diante de uma tragédia sobre a qual seria de mau gosto fazer o trocadilho de “crônica de mortes anunciadas”. Não é descabido exigir que a notícia se complete com a informação do que vai acontecer agora com os pilotos norte-americanos. Vão continuar retidos ou poderão voltar para casa?
E os demais responsáveis? O que vai acontecer com eles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário