quinta-feira, 16 de novembro de 2006

O mais importante - Jayme Copstein


Difícil achar sentido na entrevista do coronel-aviador Rufino da Silva Ferreira, presidente da comissão que investiga a tragédia do Boeing da Gol. O seu trabalho tem por objetivo apurar as causas do acidente, para evitar sua repetição.
É o que contrasta com o inquérito policial, já a cargo, aliás, da Polícia Federal, que há de apurar as responsabilidades no episódio. A opinião pública, particularmente as famílias das vítimas, sob o impacto da tragédia, a maior da história aeronáutica brasileira, tem pressa em saber o que aconteceu, para identificar e punir eventuais culpados.
Só que, ao contrário do que ocorre em uma investigação criminal comum, com poucos personagens envolvidos e um único equipamento para a prática do crime, em acidentes aéreos há toda uma multidão de protagonistas, manejando uma parafernália de máquinas, motores, computadores e o que mais for. Não se tem um cálculo preciso de quantas operações são necessárias para pôr um avião no ar e trazê-lo em segurança de volta a terra. Mas se falarmos em centenas de procedimentos, estaremos pecando pela modéstia, nunca pelo exagero.
Daí, porque um inquérito desta natureza é muito demorado e não pode partir de idéias preconcebidas, a serem confirmadas ou não. Não é rotina nem deverá acontecer também com a tragédia do Boeing, mas há investigações de acidentes aéreos que levam anos até que se possa chegar a alguma conclusão.
Há outro problema paralelo, simultâneo à tragédia, que é a crise da aviação civil brasileira, pelo mau gerenciamento do setor de controle de vôo. Não será, contudo, o resultado do inquérito que vai resolver o problema nem dele desviar a atenção. Mais valeria substituir o prestimosos e cordial ministro da Defesa, Waldir Pires, por alguém, civil ou militar, que tivesse realmente liderança suficiente para comandar uma pasta tão complexa e exigir eficiência de todos os setores, civis e militares, que lhe estão afetos.
É até mais urgente do que saber que foi o culpado pela queda do Gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário