segunda-feira, 6 de novembro de 2006

O mito da Selic - Jayme Copstein

Mais um mito vem abaixo com os bancos aumentando os juros de financiamento às pessoas jurídicas, apesar da redução da Taxa Selic. Sejam grandes, pequenas ou microempresas, todas vão pagar o Pato. Em última análise, nós, consumidores é que teremos de arcar com o aumento dos preços.
Nas últimas décadas, a cantilena sempre foi essa da Taxa Selic elevada. Na prática, agora, a teoria demonstra ser outra.
Não é por falta de esforço do governo, mas por sua visão equivocada do problema. O ministro Guido Mantega anunciou medidas para estimular a concorrência bancária e para reduzir o custo dos empréstimos. Foi incluída aí até a isenção do Imposto sobre Operações Financeiras de empréstimos novos em bancos diferentes, para liquidar dívidas anteriores, contraídas a juros mais altos.
Tudo estaria certo se os banqueiros fossem anjinhos de faces rosada e cabelos louros crespinhos, tangendo liras para o contraponto de canções sacras. Eles simplesmente elevaram o spread, que é aquela diferença entre o juro pago na captação do dinheiro e o que é cobrado a quem emprestam esse mesmo dinheiro.
Como a Taxa Selic baixou e o Governo fez a sua parte, os banqueiros justificam a extorsão com o aumento dos calotes.
Todos sabem que maus pagadores se evitam com um bom cadastro, mas essa não parece ser a preocupação dos nossos banqueiros. Há muito tempo adquiriram o mau hábito de cobrar calotes dos bons pagadores.
Esta é parte da explicação. O que se esconde por trás desse jogo escuso, é que suas majestades transferiram aos empresários, pouco importando sejam pequenos ou grandes, a responsabilidade de lhes suprir os lucros suculentos que obtinham do governo quando a Selic estava lá em cima.

Um comentário:

  1. Anônimo12:53 PM

    A culpa dos juros altos para o consumidor é do ESTADO, em suas várias esferas. Através de seu Poder Legistativo, que edita leis lenientes contra quem deve e não paga. Do Judiciário, que gosta de fazer "justiça social" ao invés de fazer honrar contratos. Do Executivo, que edita mil e uma normas regulando a vida dos bancos, como os depósitos compulsórios, dos mais altos do mundo. E também do próprio brasileiro: tive uma empregada que a cada 5 anos, comprava geladeira, fogão, TV, etc. no crédito e depois não pagava nada. Ia para o Serasa, mas cinco anos depois seu nome era obrigatoriamente retirado do cadastro, POR LEI. Aí ela voltava as compras, e o ciclo se repetia. Evidente que quem é honesto e paga suas dívidas irá pagar por ela, através de um spread mais alto. Deixe de achar que bancos e/ou empresas privadas são bandidos, se desse para ser diferente, seriam, a concorrência os obrigaria a isso. Você pode dizer que há pouca concorrência... Pergunto: se você tem um dinheiro aplicado em qualquer fundo aí, paga uma bolada de impostos para o governo caso queira mudar de banco, porque é obrigado a desfazer a aplicação num e refazer no outro. Desde IR até CPMF, quando for aplicar no fundo do outro banco, até mesmo se for poupança. Quem vai querer arcar com este prejuízo? Ninguém, por isso as pessoas raramente trocam de banco. Culpa de quem? Sempre dele, do Estado que em tudo se mete, fazendo deixar de funcionar o Mercado.

    ResponderExcluir