segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Toda honestidade será castigada - Jayme Copstein


Não havia razão para tanto estardalhaço, só porque um batedor de carteiras, com mandato no Centro de Porto Alegre, estava de volta às ruas antes mesmo de concluído o registro de sua prisão em flagrante. Havia pungado o dinheirinho contado de um perigoso aposentado que, como todos sabem, é inimigo da pátria, pois não consegue viver com o que sobra depois dos grandes patriotas terem se cevado à farta nos mensalões, nos dossiês e outras mamatas que a amaldiçoada imprensa teima em descobrir.
O santo punguista, abençoado com a liberdade pela devoção prescrita pelo apostolado de porta de cadeia, mas querendo guardar a modéstia que caracteriza os virtuosos, raspou a cabeça para não ser reconhecido por outros aposentados que assim não escaparão do crime de não conseguirem viver do ar que tão generosamente lhes é dado de graça.
Razão para estardalhaço haveria se o senador Ney Suassuna decidisse equilibrar, no alto de sua luciferante calva, uma capilosa peruca de bandó para afogar em falsa modéstia as excelsas virtudes de repassador de ambulâncias, mediante módicas comissões. Os impolutos pais da pátria, entronizados na Comissão de Ética do Senado, já o estão condecorando com a Grã-Cruz da Ordem da Impunidade e mandando um recado à Nação: honestidade e decência é como propaganda política – só durante a campanha eleitoral.
O que faz lembrar uma historinha contada pelo jornalista pelotense Ricardo Pierobom: alguém que cometera assassinato em Jaguarão e depois se escondera no Uruguai, achou que o crime já estava esquecido e voltou lampeiro para o Brasil. Preso e interrogado pelo juiz de direito, se também não andara fazendo o que não devia no Uruguai, respondeu: “Qu’esperança, doutor magistrado. Lá tem lei!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário