domingo, 19 de abril de 2009

Cirandas - Jayme Copstein

Deveras engraçada a notícia estampada por O Sul, ontem, revelando comentários do presidente da França, Nicolas Sarkosy, sobre seus colegas de outros países, durante encontro com deputados e senadores, para relatar suas impressões sobre o recente encontro do G-20 em Londres. O governo francês negou que seu presidente tivesse dito coisas vazadas por “fontes anônimas” ao jornal Liberation de Paris.

Segundo a notícia, Sarkozy acha Obama inteligente e carismático, porém indeciso, enquanto o primeiro-ministro espanhol José Luís Rodrigues Zapatero lhe pareceu meio burro e a chanceler Ângela Merkel teve de dar a mão à palmatória, concordando com ele quando a crise mostrou-se mais séria na Alemanha do que ela tinha percebido.

O jornal The Times. De Londres mostrou-se alarmado: “É o fim da curta lua-de-mel franco-americana”, publicou.

El País, de Madri pediu briga, dizendo que as supostas declarações de Sarkozy deixaram “as nações à beira de um incidente diplomático”.

Os redatores de tais comentários provavelmente têm pouca experiência em relações internacionais. Se houvesse um máquina de ler pensamentos e cada presidente levasse a sério o que outro presidente acha a seu respeito, eles se pegariam a tapas em todos os seus encontros, algo como uma mesa de pôquer onde só tem passador de cachorro.

O único que não sabe disso é o “Cara”, plenamente convicto de que relações internacionais é pura “ciranda-cirandinha-vamos-todos-cirandar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário