quarta-feira, 29 de abril de 2009

De cara lavada - Jayme Copstein

Leitores me perguntam com frequência: onde estão os “caras pintadas” que abalaram a Nação em nome da moralidade?

Antes de responder, uma observação: senadores e deputados estão entregando os anéis para preservar os dedos. As providências supostamente moralizadoras em torno das passagens aéreas são apenas cortina de fumaça para esconder, por exemplo, que o Senado, além dos 81 atuais senadores, paga seguro-saúde perpétuo para 310 ex-senadores e seus familiares.

Mas, o que são ex-senadores? Para adquirir o título desta duvidosa nobreza, ninguém necessita de um voto sequer: basta ter substituído o titular na condição de suplente, por no mínimo seis meses – 180 dias – não se exigindo sequer continuidade.

É suficiente os dois “regra três” ocuparem a cadeira menos de dois dias por mês, ao longo dos 96 meses de mandato, nas licenças curtas do titular.

Por falar em caras pintadas, o senador Fernando Collor de Mello já emplacou o priminho Euclydes Affonso de Mello Neto, seu primeiro suplente, enquanto a priminha Ada Mercedes de Mello Marques Luz (PTB-AL), segunda suplente, cumpre estágio – mais algumas substituiçõezinhas e ela chega lá.

Mas Collor, o único que os caras pintadas alijaram da Presidência da República, é apenas um dos 81 senadores, mas não o único morgado do feudo. Há outros 160 suplentes e, não se esqueçam, seus familiares. Quantos deles já faturaram o plano de saúde para toda a vida, quantos ainda vão faturar?

Enquanto isso, na Câmara Federal, o deputado do Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, ora no PMDB pagou com a verba indenizatória da Câmara um dos advogados que o defendeu no Tribunal Superior Eleitoral quando sofreu processo de perda de mandato, ao abandonar a legenda do PP.

Teoricamente, advogados só podem contratar a consultoria de bacharéis para apoio à atividade parlamentar, o que não era o caso. Outro deputado, Eugênio Rabelo (PP-CE) fez a Câmara Federal pagar 77 passagens para a equipe de futebol do Ceará Sporting Club disputar partidas da Série B do Campeonato Brasileiro.

Voltando à pergunta inicial: onde estão os caras pintadas que abalaram a Nação em nome da moralidade? Alguns lavaram a dita cuja, outros a envernizaram, a maior parte afiou os dentes para mamar nas tetas da mãe-pátria. Eles não estão nem aí para a moralidade da Nação. Será que algum dia estiveram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário