O segredo da Taxa Selic vai ser desvendado agora. A pressão que obrigou o Banco Central a baixá-la drasticamente pôs o Governo em uma sinuca de bico, como alerta reportagem do jornal Valor Econômico. A redução maior torna a caderneta de poupança, com seus 0,5% ao mês, correção pela TR e isenção do IOF, melhor investimento que qualquer outra aplicação financeira.
O Governo teme uma corrida dos investidores para a poupança, o que esgotaria o rio de dinheiro que toma emprestado para financiar seus déficits e bota praticamente no chão o sistema financeiro.
Nos bastidores, os gênios da heterodoxia buscam agora uma fórmula para mudar a caderneta de poupança, sem abalo político para o Governo. Uma das idéias é igualar a poupança a qualquer outra aplicação financeira, dando-lhe apenas rendimento igual ao da Selic.
Como o público receberia a mudança é uma incógnita. Tem gente iniciada no “vintém por vintém” desde tenra idade, quando a tia ou a madrinha presenteavam com a caderneta da Caixa, no tempo do “mão que economiza é mão que não pede”.
domingo, 15 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário