terça-feira, 8 de junho de 2010

Frei Rovílio – Jayme Copstein

O primeiro aniversário da morte de Frei Rovílio Costa será reverenciado em Caxias do Sul com a exposição "Amigo do Livro: Frei Rovílio – Herança Cultura Viva", no Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul (Rua General Sampaio,189 - Bairro Rio Branco). Participam da homenagem EST Edições, o jornal Correio Riograndense e a comunidade caxiense. A mostra inaugura-se amanhã, às 5 da tarde e estará aberta à visitação pública, de quinta-feira em diante, até 20 de novembro, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas até 20 de novembro, de segundas a sextas-feiras.

Frei Rovílio, como sacerdote, cidadão e profissional foi um símbolo do que de melhor todos desejamos do gênero humano. Quando faleceu, no ano passado, escrevi ter estranhado a expressão "apostolado do livro", ouvida ao sermos apresentados por Paulo Fontoura Gastal. Tornamo-nos bons amigos e pude testemunhar como a expressão era adequada pelo trabalho que ele realizava na difusão do livro.

Mais até: na convivência que se prolongou por 40 anos, também escrevi na ocasião, chamou-me a atenção que Frei Rovílio não tinha tempo para o lazer. Sua passagem por festas era um relâmpago. Sempre havia doentes a visitar, batizados a fazer em alguma vila da cidade ou missas para rezar bem cedo, impedindo-o de dormir tarde.

Do seu tempo de vida usou o mínimo indispensável para si mesmo. O resto foi entrega e devotamento ao que definiu como sua missão e, por isso mesmo, mais do que ninguém, dele pode se dizer que foi um autêntico servo de Deus.

O cipó da Ford

O secretário da Fazenda de Encruzilhada do Sul, RS, Antônio Olmiro Alves de Souza, acrescenta às observações de "O cipó da Ford", nossa coluna de 3 de junho:

"1) Antonio Carlos Magalhães já tinha deixado o Governo da Bahia, em 31 de dezembro, como  Antonio Brito, aqui no Rio Grande do Sul.

2)   Assumiu o Governo da Bahia, no mesmo dia que Olívio Dutra, Cezar Borges.

3) Quando Cezar Borges começou a ler na imprensa do Centro do Pais que o Rio Grande do Sul não queria cumprir o contrato com a Ford, que os incentivos eram excessivos, que  a Ford estaria disposta a  sair do Rio Grande do Sul, então a Assessoria de Cezar Borges sugeriu-lhe  a publicação de anuncio no jornal o Estado de São Paulo, dizendo que a Bahia cumpria os seus acordos. Após certa relutância, o Governador da Bahia concordou com a publicação.

4) Sugiro que "O cipó da Ford" seja remetido por e-mail a todos os partidos e candidatos a deputados para manter a história viva .

Nenhum comentário:

Postar um comentário