segunda-feira, 14 de junho de 2010

Israel nega passagem a navios do Irã - Nahum Sirotsky, de Tel Aviv (*)

Um diplomata israelense, que pediu para não ser identificado, declarou que não será permitido a navios iranianos romper o bloqueio naval a Gaza. É resposta considerada oficial á ameaça do Irã, de deve enviar seus navios dentro em breve.

Informa-se que um navio-hospital também está preparado transportando médicos, enfermeiros e equipamento para cirurgias de emergência.

Os israelenses disseram que, se não permitiram a passagem de navios da Irlanda, "claro que não abriremos exceção para os iranianos.".

A carga iraniana seria enviada pelo organização "Crescente Vermelho", equivalente à Cruz Vermelha. O caso do Irã é mais especial pois afirma-se que arma o Hamas. O Movimento Islâmico de Resistência é inimigo declarado de Israel, cuja destruição é parte de seu programa .

O diplomata israelense lembrou que cargas iranianas são preocupantes por definição. O bloqueio a Gaza por todos os meios já completou três anos. E quatro anos, a detenção do soldado israelense Shalit, sobre cuja libertação já foram tentadas varias negociações para um preço a ser pago pelos israelenses. Não se chegou a acordo.

Gaza antiquíssima, a cidade do maior templo dos filisteus, é o centro do mito de Dalila que se casou com Sansão, gigante invencível, cuja força estava no comprimento dos cabelos, cortados traiçoeiramente por sua mulher.

Sansão foi aprisionado, torturado e cegado. Mas preso a uma coluna sentiu a volta de suas forças durante um festival da liderança filisteia. Ele derrubou a coluna, fazendo desabar o templo, e morreu com seus inimigos.

É imprevisível o que acontecerá, quando a marinha de Israel impedir a passagem dos navios iranianios , seus maiores inimigos no Oriente Médio.

[I](*) Nahum Sirotsky é correspondente de Zero Hora no Oriente Médio e colunista do portal "Último Segundo". [/I]


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário