quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Ipad vale uma missa – Jayme Copstein

Fosse eu dono de editora ou de livraria e não estivesse pensando em mudança de ramo ou aposentadoria, começaria a investir com firmeza para me adaptar ao mundo que vem chegando. O padre italiano Paolo Padrini – acabo de saber pela portal da Abril (http://tinyurl.com/377f686) – está concluindo a transposição do Missal Romano para o Ipad, o livro eletrônico aqui falado anteontem. Sinal que é chegado o fim dos tempos... do papel.

Segundo a notícia, o Missal eletrônico deverá ser lançado em julho (menos de 30 dias), em inglês, francês, espanhol, italiano e latim. Se uma instituição como a Igreja de Roma, aferrada às tradições e consumindo séculos para admitir mudanças, não vê inconveniência em aposentar o Missal de papel, o debate encaminha-se para o encerramento.

Resta é o exercício de profecia sobre como será este mundo editorial sem papel. Ele já está antecipado nas bibliotecas online, na quais já se pode consultar, gratuitamente, milhões de livros cujos direitos autorais são de domínio público, seja por decurso de tempo seja porque seus autores a eles renunciaram voluntariamente. Para consultar, por exemplo, o que foi debatido no Segundo Colóquio Luso-Espanhol de História Ultramarina de 1975, sobre "A viagem de Fernão de Magalhães e a Questão das Molucas", basta entrar na Biblioteca Nacional da Austrália (http://tinyurl.com/34zjn4d) e obter em minutos uma cópia do grosso volume de quase 800 páginas, socando tudo dentro de um cantinho do pen drive. Nada de cupins ou de traças, nada de encadernação se abrindo e soltando folhas, nada de fichas de cartolina com as anotações preciosas que a gente não sabe onde botou.

A Biblioteca Nacional da Austrália não é a única a fornecer a cópia digitalizada de "A viagem", mas, por ficar no outro lado do mundo, foi citada de propósito para mostrar como a tecnologia aboliu as distâncias. Tanto faz pedir a ela, que fica do outro lado do mundo, como à Biblioteca Pública de Porto Alegre, que fica na esquina de casa para quem mora na Rua Riachuelo.

A propósito: quem desejar literatura brasileira de boa qualidade, em abundância e de graça, comece por " http://tinyurl.com/ramrz. O portal é do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário