quarta-feira, 26 de outubro de 2005

O retrato - Jayme Copstein

Não era nenhum quebra-cabeças, mas bastou juntar fragmentos do noticiário para se ter o retrato de corpo inteiro da tragédia brasileira.
Enquanto o secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, José Otávio Germano, reivindicava do governo federal a criação de um Ministério especializado, já que o Ministério da Justiça parece ter outras preocupações, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cobrado do calote que vem passando no Rio Grande do Sul, mandava o governador Germano Rigotto vacinar os rebanhos, o soldado PM Rosemiro Rodrigues era assassinado por um detento de regime semi-aberto, no prédio que ambos invadiram e vizinhavam.
O Brasil é isso. Na teoria, é verborréia pura, com tiradas, cujo limite entre o engraçado e a grosseria não é muito preciso, mas fazem seus políticos se sentirem inteligentes.
Na prática, é uma propriedade do Estado invadida ilegalmente há 6 anos, sem que nenhuma providência tenha sido tomada para desocupá-lo e dar destino aos seus moradores.
É um homem da lei. vizinhando com marginais porque não ganha o suficiente para ter um cantinho de seu.
É também um marginal, condenado por tráfico de drogas e assalto, recebendo benefícios sem uma avaliação correta das suas possibilidades e sem um programa que o reeduque, obrigado a dormir em uma casa prisional, mas sem fiscalização que o impeça de passar a noite em um prédio invadido.
Mas somos campeões mundiais futebol. Ah! E do Caixa 2 também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário