segunda-feira, 31 de outubro de 2005

Banditismos - Jayme Copstein

Procurem na Feira do Livro, “O jardineiro fiel”, de John Lê Carré. Apesar de romance, é documento importante neste momento em que se acumulam as denúncias contra a indústria farmacêutica.
A própria Associação Médica Americana está apontando a manipulação de resultados de pesquisas, para empurrar venenos a peso de ouro a cardíacos, diabéticos e cancerosos.
Tudo em nome do Lucro, erigido à condição de deus, do qual os laboratórios se transformaram em altares e seus dirigentes, em sumos-sacerdotes.
O problema começou quando o governo norte-americano decidiu, em nome da livre iniciativa, que o Estado não deveria mais subsidiar a pesquisa científica pura. Equivaleu a entregar a chave do cofre a bandoleiros.
Não só foi só a bactéria que causava úlceras de estômago: muita descoberta importante tem sido escamoteada porque contraria o interesse dos grandes laboratórios, inclusive com prejuízos à própria pesquisa científica.
Ninguém está se rebelando contra o lucro legítimo, mas sim contra a voracidade que faz a saúde dos habitantes do planeta mero pretexto para engordá-lo.
Não há nenhuma diferença entre traficar remédios e drogas. Pode ser bom negócio, mas é o mesmo banditismo que deve ser combatido com a mesma veemência.

2 comentários:

  1. Anônimo9:10 AM

    Jayme teu blog está ótimo!
    o Paim de Santa Maria que me conseguiu este link precioso para teu diário ;)

    um grande abraço do Beto Scliar, sempre de longe, mas acompanhando teus passos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Beto. O abraço carinho do Jayme

    ResponderExcluir