sexta-feira, 11 de agosto de 2006

À espera da peste - Jayme Copstein

Pode parecer piada, mas não é. Os prazos legais assegurados para a ampla defesa e a falta de quorum vão fazer com que a Câmara Federal só julgue os deputados envolvidos no escândalo das sanguessugas na próxima legislatura, quando o atual mandato já estiver esgotado.
Alguns desses ladravazes não são candidatos à reeleição, outros não se reelegerão. À primeira vista, as doideiras da burocracia sugerem que ficarão impunes.
Não é verdade, se tudo o que foi feito até agora não for apenas teatro. O processo de cassação de mandato, iniciado nesta legislatura, só se conclui com o julgamento do plenário, pouco importa em qual legislatura. Inclui também, e é o ponto principal, a cassação dos direitos políticos por três anos. Impedirá todos os condenadosde concorrer as eleições municipais de 2008. Se a condenação vier depois de junho de 2007, estarão fora, também, das eleições de 2010.
Como todos vivemos de esperanças no Brasil, pode ser que nesse meio tempo alguma coisa de bom aconteça em termos de moralidade pública. Se a desonestidade é uma doença crônica no país, quem sabe, de repente, Deus nos manda uma epidemia de decência que nos livre do mal, amén.

Nenhum comentário:

Postar um comentário