quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Milagres do Maranhão - Jayme Copstein

Quem disse que a era dos milagres acabou? Pois um santo homem do Maranhão, o senador João Alberto Souza, devoto do Apostolado de Zé Sarney, aquele cujo governo de triste memória deteriorou o país, acaba de operar um prodígio: a corrupção sem corruptos, só com corruptores.
Que a apuração da fraude das ambulâncias seria parto difícil no Senado, sabia-se desde o princípio. O presidente da casa, Renan Calheiros, também aliado dileto de Zé Sarney, quis engavetar a investigação, pretextando a proximidades das eleições, por mais difícil que seja estabelecer outro vínculo, entre calças e cuecas, que não seja o da vizinhança.
Pois agora é João Alberto, secretário da Mesa Diretora e presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, que anuncia, sem sequer contrair um músculo da face, a absolvição liminar dos três senadores acusados de participação no escândalo. Sem examinar as provas documentais coletadas pela CPMI, ele alega que Darci e Luiz Antônio Vedoin, donos da Planam, a empresa envolvida na fraude, são “bandidos” e o que dizem não merece crédito.
Ora, se os Vedoin estão mentindo, no máximo seriam difamadores, mas nunca bandidos. Do contrário, a prevalecer contra eles a própria mentira, estaríamos criando a corrupção sem corruptos, apenas com corruptores.
Aí é que está o milagre. O velho Luiz Gonzaga dizia em um baião, que no Ceará não tem disso não. No Maranhão, tem.
Comentários:
Blog: O senador João Alberto, presidente da Comissão de Ética e Decoro do Senado, negaceou diante da repercussaõ negativa da sua afirmação anterior, que ia arquivar o processo contra os três senadores acusados no escândalos da sanguessugas. Disse que o entenderam mal, que vai examinar as provas e abrir o processo no Senado. Permanece, contudo, a argumentação incial. Indica que vai tentar transformar o julgamwento em uma farsa.
Não há, pois, o que mudar no teor do comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário