segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Voto nulo, cheque em branco - Jayme Copstein

Um eleitor, decidido anular o voto, escreve zangado porque se acha atingido em seu direito de opinar sobre voto branco e nulo. Não gostou dos nossos comentários sobre o assunto. Argumenta com uma pergunta: então cheque anulado tem o mesmo valor de cheque em branco?
É difícil explicar, a quem não enxerga a larga diferença entre cheque e voto, que votação anulada, por fraudar a vontade do eleitor, é diferente do voto inutilizado pelo próprio eleitor que apenas se abstém de votar.
O problema é que o verbo anular tem sete significados principais diferentes e mais outros 30 acessórios. Mas vale a comparação. O emitente não anula seu próprio cheque. Apenas só o inutiliza, escrevendo “nulo” ou “anulado”, para dizer que não tem valor. O que anula um cheque é fraude: assinatura falsificada ou alteração do valor. Quem invalida este cheque é a Justiça.
Da mesma maneira que não pode anular um cheque, o eleitor não anula seu voto. Apenas o inutiliza, quer votando nulo ou branco. Em outras palavras, tal como o cheque que deixa de usar, apenas deixa de votar. Não anula eleição alguma.
Contudo, há uma semelhança entre votos e cheques. Voto nulo é cheque em branco para os corruptos que não desejam a concorrência de gente decente. Permite a eleição dos gatunos porque expulsa os honestos da cena política.

Comentários:

Beto: Lula já supera os 50% das intenções de voto. A reeleição de Lula é dada como certa.O que representa a reeleição de Lula? Um cheque em branco. É o documento necessário que comprova a sua total isenção na corrupção petista, é a sua honestidade colocada acima de qualquer suspeita.Com ou sem voto nulo o cheque esta sendo emitido.

Xavier (Curitiba, PR): Como não são contados os brancos e nulos, quem vota assim vota no Lula. Eu acho que tem alguma coisa que não fecha. O plebiscito das armas não era uma vitória fácil do governo? Deu no que deu, não é? Eu acho que vai dar surpresa.

Matias (Novo Hamburgo,RS) - Cada um na sua. Voto nulo para mostrar que não estou de acordo com a roubalheira.

Blog: Quando a gente não está de acordo, protesta. No caso de eleição, vota contra, escolhendo candidato honesto. Quem cala, consente. É um provérbio tão antigo...

Barbosa (Porto Alegre, RS): Estive fazendo as contas da última pesquisa. Tem 17,7% de votos brancos, nulos e indecisos. Então, só 82,3% do eleitorado já clarearam sua decisão. Se Lula tem 51,4% dos votos definidos, significa que tem 42,3% do eleitorado. Ainda está a 7,8% de vitória no primeiro turno. É um caminhão de votos. A imprensa está fazendo o jogo dele.

Um comentário:

  1. Jaime! Diante dos fatos, não existe necessidade alguma de alguem votar nulo, a propagação dessa idéia já perde força.
    Lula já supera os 50% das intenções de voto. A reeleição de Lula é dada como certa.
    O que representa a reeleição de Lula? Um cheque em branco. É o documento necessário que comprova a sua total isenção na corrupção petista, é a sua honestidade colocada acima de qualquer suspeita.
    Com ou sem voto nulo o cheque esta sendo emitido.
    E que Deus nos ajude! Quatro longos anos nos esperam.
    Abraços.

    ResponderExcluir