quarta-feira, 5 de agosto de 2009

As chaves do reino – Hilton Almeida

A Câmara Federal empenhou 26 mil reais para comprar 4l.800 chaves virgens, e mais 7.800 reais para comprar 20 metros cúbicos de argila expandida em bolinhas.

Sherlock provavelmente telefonaria (existia telefone em sua época?) para uma floricultura, indagando se "argila expandida em esferas" não seriam aquelas bolinhas que se usam nos vasos de plantas, não só para reter o excesso de umidade como também para melhorar o aspecto, encobrindo a terra. Se assim for, aqui vão alguns cálculos: 20 metros cúbicos seriam nada menos do que 1.440.000 bolinhas. Daria para cobrir uma passarela de 1m. de largura por 36 quilômetros de extensão ( média de 2,5 cm. de diâmetro cada esfera).

Num cálculo grosseiro, dariam para 20.000 vasos. Há tantos vasos assim nas dependências do Senado? Por acaso os vasos do Senado, sejam quantos forem, não estão sob os cuidados de uma floricultura contratada? Vai ver, a tal argila expandida é outra coisa, ainda mais misteriosa.

Sobre chaves, vamos seguir o raciocínio de Sherlock. Chaves virgens são para fazer chaves úteis. Para fazer chaves, é necessário um chaveiro (fazedor de chaves), além daquela maquineta que todos conhecem. Se há na Câmara Federal um chaveiro, uma engenhoca de fazer chaves e chaves virgens à vontade, a conclusão é que não há mais gabinetes indevassáveis. Elementar.