quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aviso aos navegantes – Jayme Copstein

A absolvição de Arthur Virgílio e Zé Sarney no Senado e a condenação das duas turistas inglesas no Rio de Janeiro é aviso aos navegantes: proibida a entrada de estranhos ao serviço.

O moedeiro

A benevolência de Ricardo Berzoini, presidente do PT, relativa à desfiliação da senadora Marina Silva soa como moeda falsa: o conflito ético e ideológico é a única hipótese em que o dissidente leva o mandato consigo. Berzoini sabe que nem adianta estrilar. O mesmo vale para Flávio Arns. É jogo de cena.

A propósito

Ao subjugar a bancada à governabilidade, Berzoini moeu e esfarinhou o PT: Flávio Arns retira-se também por razões éticas, Aloizio Mercadante, desmoralizado publicamente, renunciou à liderança no Senado. Delcídio Amaral e Ideli Salvatti ficaram com cara de quem tomou purgante. Berzoini já tem façanha para esconder dos netos.

Zé Dirceu, sempre

Zé Dirceu montou num porco com o desligamento da legenda, anunciado por Flávio Arns. Chegou até a perder a memória, ontem, às 11h15 da manhã, ao publicar em seu blog "(...)[Arns] deve lembrar-se que sempre defendemos as investigações e a punição para os responsáveis (...)". O problema deste sempre é a imagem da deputada Ângela Guadagnin, interpretando a coreografia do "Balé do Mensalão", que correu mundo pelo You Tube como "Big monthly bribe dance", sob os olhares sorridentes dos petistas presentes à Câmara dos Deputados. Serás que o coleguinha de Zé Sarney, Collor de Mello e Renan Calheiros anda comendo muito queijo? Dizem que deixa a gente esquecida...

Coisas & Loisas

O professor Enro Loll, catedrático da Sleevetea University of Big River e genial formulador da Teoria das Coisas, Coisinhas e Coisadas, ficou deveras impressionado com a explicação do "Gaúcho da Copa", sobre os 15 mil reais do Tesouro do Estado, verba da Casa Civil da governadora Yeda Crusius: "Conscientizar os africanos da importância da Copa de 2014". O professor acha que a notável missão evangelizadora do "Gaúcho" deve prosseguir agora com os esquimós, no Pólo Norte, e os patagões, no Sul da Argentina, incluindo na explicação a importância da bolinha de gude. "Bola, bolinha, bolita -- tudo que rola, enrola e desenrola é vital para a sobrevivência da espécie", Enro Loll explica com sua peculiar transparência.

Folclore

Por falar em bola, beleza aquela musiquinha do tatu-bola: "Era uma vez um tatu bola,/ pra bola se enrola,/pra tatu, se desenrola!". Está no blog da Elizinha Rocha. Ou então, "O Tatu me foi à roça,/ Toda a roça me comeu; / Plante roça quem quiser, / Que o tatu quero ser eu". Só que, depois da transparência, vai ficar difícil para o Tatu.

Mural

Luís Lander escreve a propósito de "Polvilho no ventilador" (19.08):: "Todas estas 'notícias' sobre os enganos de Dilma Roussef alcançarão o propósito perfeito, muito bem arquitetado, de nos oferecer entre os presidenciáveis do Partido Absoluto Perfeito Honesto Trabalhador, o sr Palocci, desde que inocentado naquele pequeno deslize de mandar devassar uma conta corrente de um caseiro, que mesmo sendo triturado em particular até hoje, permanece firme no seu propósito, aliás o único honesto que tenho notícia há tempos."