sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O sentido das coisas – Jayme Copstein

O deputado do PSOL do Rio de Janeiro, Chico Alencar, cunhou frase lapidar sobre a projeto aprovado pela Câmara Federal, habilitando religiões às benemerências públicas, sem qualquer outra formalidade que a da ata de fundação, "É o supermercado da fé. Templo é dinheiro!". Faz sentido.

Bush e Sarney

"Bush, sem outra justificativa para o atoleiro em que se meteu no Iraque e no Afeganistão, levantou a tese de que era em nome da democracia que ele fazia a guerra. A tese das armas de destruição em massa não pegou." Zé Sarney cunhou esta frase lapidar em seu artigo de ontem, na Folha de São Paulo. Faltou lapidá-la com: "E eu acomodei a família e os amigos pelo bem do Brasil." Faria todo o sentido.

Liberdade para reprimir

A Polícia de Hugo Chavez dispersou com jatos de água e gás lacrimogêneo manifestação em Caracas contra a nova Lei de Educação que transforma o ensino na Venezuela em mero órgão doutrinador, a exemplo do que ocorreu noa regimes de Hitler e Stalin. Por tão glorioso feito, Chavez condecorou o chefe da operação, coronel Antonio Benavides, com a Ordem de Simon Bolivas. Premiar a repressão à liberdade de expressão com a medalha do Libertador faz sentido...

Francenildo e Palocci

A absolvição de Antônio Palocci pelo STF, da acusação de quebra do sigilo bancário do caseiro Fracenildo Costa, apenas consagra o vale-tudo vigente no país contra pessoas humildes. O motivo do crime – e crime foi – é dos mais pífios: garantir o sigilo sexual do ex-ministro da Fazenda. A decisão do STFa dizer: "Ora, um caseiro...". Eis um bom slogan para a campanha de Palocci ao governo do Estado de São Paulo. Faz sentido.

Ditos e achados

"O meu receio é que se formos aplicar o Direito Penal nestes casos, um terço dos brasileiros vai parar na cadeia." Ministro Cezar Peluso, do STF, ao invocar o principio de que não se deve aplicar a lei penal quando a norma civil é suficiente.

Há controvérsias. Pusessem a centésima parte na cadeia, todo o resto entraria na linha. Vigorando a impunidade, porém... faz sentido o que disse o ministro Peluzzo.

Mural

Sobre o Pontal do Estaleiro, HCN escreve: "O município de Porto Alegre está "condenado" por causa do Lago Guaíba. Como o Rio com sua baía e seu oceano, POA também está  "encurralado". Ambos não possuem "retaguarda", limites variáveis para "recuar" o que significa crescer. Ambos não sabem o que fazer da fronteira aberta (oceano, lago). Comparando, Rio perde feio para Sâo Paulo que cresce em todas as direções. Qual o comparativo com POA? Provavelmente Caxias do Sul.  Lá,  vez por outra ventilam: Caxias vai ultrapassar POA décadas adiante; Caxias tem tudo a ver com São Paulo (em espírito). O que é ventilado em POA a respeito das décadas adiante? Nada! O que se passa com POA? Cansaço prematuro; crescer vegetativo. O que causa o cansaço de POA? Falta de especialismos e falta de generalismos. Caso de cansaço sem causa: estádio Beira Rio de 1969 não teve cobertura em 2009. Caso de cansaço estúpido: transporte Coester abandonado, não evoluído."