sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A copa dos deuses - Jayme Copstein


 

Não consigo esquecer -- e também deixar de rir – de uma sugestão do cardeal Tarcísio Bertone, secretário do Vaticano, há coisa de três anos, propondo que a Santa Sé tivesse sua própria equipe de futebol, à altura do Roma ou da Inter de Milão. Como não acrescentar aí o Inter de Porto Alegre, que ao contrário do xará italiano, é macho, sim senhor, e ainda por cima campeão do mundo?

Fica-se imaginando que, para equilibrar a disputa, a Fifa teria de modificar suas regras, tal como a Federação de Automobilismo faz quando alguém inventa um carro milagroso. Já pensaram vocês em uma seleção que tivesse no goal São Judas Tadeu, o santo das defesas impossíveis, e ainda São Pedro e São Paulo na zaga, Cosme e Damião no meio-de-campo, isso se o técnico São Baladão decidisse pelo velho dois-dois-quatro-dois? Uma torcida organizada com as 11 mil virgens, de biquíni amarelo e branco, não. Já seria demais.

O problema estaria colocado quando essa seleção do Vaticano enfrentasse a seleção da Bahia com Xangô, Exu, Oxalá e Ogum no meio-de-campo, se o técnico Caboclo Ventania optasse pelo antigo dois-quatro-dois-dois. Quem venceria este encarniçado encontro das esquadras celestiais?

Nunca ficaremos sabendo. Tão logo o cardeal Bertone anunciou a boa nova, o Vaticano divulgou desmentido formal, com a clássica desculpa de que ele tinha sido mal interpretado. Jamais veremos São Genaro dar seus chapéus em Oxossi nem Oxumaré marcar seu gol de placa em São Brederodes.

Que pena!

O nariz da Esfiuge

Não sei se vocês prestaram boa atenção à Esfinge, aquele monumento do Egito. Repararam como ela tem o nariz quebrado?

A Esfinge representa o personagem lendário que devorava quem não decifrasse o enigma – Que animal caminha com quatro pés de manhã, duas à tarde e trêws ao anoitecer?

Enquanto a Esfinge ficava armando essas perguntinhas bobas, ela se deu bem. Até que um dia, se meteu a besta e decidiu ela própria decifrar os mistérios da política brasileira. Porque gatuno não vai para a cadeia, preside o Senado, ameaça os outros congressistas e ainda processa jornalista.,

Como Esfinge é de pedra e não tem neurônios para fundir, quebrou o focinho.. Foi isso.